Estudantes de Escola Profissionalizante de Iguatu realizam Visita Cidadã Guiada ao TCE Ceará

05.06.19

A visita é uma iniciativa do Instituto Plácido Castelo, Escola de Contas e Gestão Pública do Tribunal, momento no qual os estudantes têm oportunidade de conhecer as instalações do Órgão e suas funções institucionais, como relata a estudante do 3º ano do curso Técnico em Finanças, Beatriz Alves Carvalho, "Interessante o conhecimento que conseguimos adquirir aqui nessa visita. Não sabia o que era o TCE e como ele funcionava. Agora ficou mais claro esse contato que o Tribunal tem com o cidadão", durante aula de campo ao Tribunal de Contas do Estado do Ceará, na tarde desta terça-feira (4/6).

 

A estudante da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Lucas Emanuel Lima Pinheiro, localizada no município cearense de Iguatu, se soma aos 47 estudantes, do 2º e 3º ano do ensino médio, que participaram do projeto Visita Cidadã Guiada.

Os alunos foram recepcionados no auditório do IPC, onde assistiram palestra sobre o programa Agente de Controle, com explanações do assessor da Diretoria e do colaborador da Escola de Contas, respectivamente, Pedro Henrique Camelo e Alisson Maciel. O secretário adjunto de Controle Externo do TCE, Eugênio de Castro e Silva Menezes, também palestrou sobre o tema "Finanças Públicas e os Tribunais de Contas".

 

O grupo veio acompanhado dos educadores Adriano Alves de França (coordenador do Curso Técnico em Finanças) e Hélia Alves de Freitas (diretora de Turma). "Muito importante para nortear os alunos quanto a estrutura do Tribunal, o seu tamanho, o seu funcionamento. As palestras foram muito proveitosas e interativas", declarou a professora Hélia Alves.

"Que seja uma visita produtiva. Receber estes jovens aqui no Tribunal deixa o plenário mais movimentado. Sejam sempre bem-vindos", recepcionou a turma de estudantes o presidente do TCE, conselheiro Edilberto Pontes, durante sessão plenária que foi prestigiada pelos alunos e professores.

A estudante Gleidyane Gomes (2° ano profissionalizante), elogiou a ação como 'interessante'. "É uma boa iniciativa, por parte da escola, nos trazer para entendermos como o Tribunal de Contas funciona e, também por parte do TCE, em receber tão bem os alunos e mostrar o seu funcionamento".