logo-tce-menor

Facebook IPC TCE-CE Instagram IPC TCE-CE Twitter IPC TCE-CE Youtube IPC TCE-CE

Transformações digitais e avanços tecnológicos no âmbito do setor público são abordados em live do IPC

27-07-20

Com o intuito de debater as inquietações que surgem no atual cenário, a partir da necessidade de construirmos avanços colaborativos para uma sociedade contemporânea, a Escola de Contas do TCE Ceará, Instituto Plácido Castelo (IPC) promoveu, nesta quinta-feira (23/7), uma live sobre o tema “A sociedade pós-Covid: transformações disruptivas com blockchain no setor público”. 



Essa foi mais uma iniciativa pedagógica à distância do IPC, durante a pandemia causada pelo novo Coronavírus. Dessa vez, a convidada foi a socióloga e Pós-Doutora pela Universidade de São Paulo (USP), Florencia Ferrer. O momento, realizado em parceria com o Laboratório de Inovação em Controle (LIC), foi iniciado pela gerente de Ações Educacionais do Instituto, Larissa Mota.

Florencia explicou que é essencial que os órgãos públicos estejam adaptados ao mundo moderno. “Hoje, boa parte do Estado está funcionando digitalmente. É necessário se reinventar e quem não acompanhar as transformações digitais, tende a deixar de existir”, destacou. A socióloga comentou sobre o futuro da auditoria, do Controle e do Estado no pós-Covid.

Sobre a modernização da corrupção, a convidada pontuou que “nós temos ferramentas tecnológicas, mas muitas vezes não temos artifícios para enxergar onde a corrupção se produz, que não necessariamente é no processo licitatório. Em geral, ela se produz em como se forma a demanda e como se faz a gestão de contratos. São dois âmbitos que não são identificáveis tão facilmente com esse sistema que temos hoje”, explicou.

A palestrante citou, ainda, que deve ser reforçada a inovação de forma radical e que a sociedade pode contribuir para que o gestor público construa um novo modelo de estado. No decorrer da transmissão ao vivo, os espectadores interagiram com a convidada, e enviaram questionamentos sobre o assunto.

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.1793

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 e das 14 às 18 horas.

Rua Sena Madureira, 1047 - CEP: 60055-080 - Fortaleza/CE - (85) 3488.1793

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 e das 14 às 18 horas.