Atenção! As apresentações estão disponíveis para download. (Clique aqui)

 

A importância da Auditoria de Tecnologia da Informação (TI) no processo de gestão pública, que permita realizar o controle da governança de TI, vem assumindo, nos últimos anos, um considerável destaque. Como consequência, aumenta a demanda por um alto grau de especialização e conhecimento da equipe de auditores.


A Auditoria de Tecnologia da Informação consiste, dentre outras ações, em avaliar os controles implementados nas organizações, baseando-se em normas vigentes e em boas práticas, de forma a reduzir os riscos relacionados à ocorrência de eventos indesejados aos Sistemas de Informação. Estes eventos indesejados podem levar a comprometer a confidencialidade, a disponibilidade e a integridade dos dados processados e armazenados por estes sistemas. Uma outra ação consiste em avaliar a eficiência, a eficácia e a efetividade de programas de Governo relacionados à Tecnologia da Informação.


Apesar da reconhecida importância, muitos Tribunais de Contas ainda não possuem, em sua estrutura de controle, área especializada em auditoria de TI, recorrendo muitas vezes a pareceres produzidos por profissionais de TI que não são detentores de comprovado conhecimento em auditoria.


O ENAUTI – Encontro Nacional de Auditores de TI será a primeira iniciativa de nível nacional a propiciar a reunião de profissionais que atuam no âmbito do controle interno e externo de instituições públicas federais, estaduais e municipais, permitindo assim o mapeamento atual das auditorias de TI nas instituições de controle, a identificação de oportunidades de inovação na área e o intercâmbio entre as instituições sobre métodos e técnicas de auditoria de TI.


O objetivo do evento é proporcionar, portanto, através da exposição de Casos de Sucesso, a troca de experiências e a promoção de cooperações técnicas visando o desenvolvimento interinstitucional do tema e permitindo o estreitamento entre as equipes de auditoria de TI.